Anjos que me seguem....

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saiba como diferenciar as doenças e veja a importância das atividades físicas para a melhoria da qualidade de vida...


“Dores nas juntas, inchaço e perda dos movimentos são alguns dos sintomas da artrite e da artrose, doenças que prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas”, explica o ortopedista Marcos Britto da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Mas a prática de exercícios físicos pode ser uma grande aliada contra esses males: no caso da artrite, ela ajuda a atenuar as dores, enquanto que, para a artrose, ela possui um papel ainda mais importante, sendo capaz até de preveni-la.A artrite é a inflamação nas articulações e, dependendo da forma como se manifesta, pode ser classificada de maneiras diferentes. “A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença autoimune, ou seja, causada porque o sistema imunológico, ao invés de proteger o organismo, acaba atacando seus próprios tecidos − neste caso, a cartilagem e o revestimento articular”, conta o médico. Entre seus sintomas, estão o inchaço e a rigidez − principalmente pela manhã −, além de muita dor, mesmo quando em repouso. “Estima-se que 1% da população em todo o mundo tem artrite reumatoide, mal que atinge três vezes mais as mulheres do que os homens. E, infelizmente, não é possível preveni-la”, diz Marcos. Há, ainda, a artrite gotosa – ou gota −, que ocorre em razão do acúmulo de microcristais minerais de urato em articulações do dedo, dorso do pé, joelhos e cotovelos, provocando dor e limitação de movimentos.

Por sua vez, a artrose - também chamada de osteoartrite ou artrite degenerativa - é causada tanto pelo desgaste da cartilagem como por traumas e fraturas articulares. “Trata-se de uma doença crônica que atinge principalmente o joelho, a coluna, os quadris, as mãos, os dedos e os tornozelos”, conta o médico. Detectada por meio de radiografias, a artrose normalmente apresenta sinais como dor ao se movimentar, rigidez do local, inchaço e falta de firmeza. “Exercícios de alongamento, musculação, fisioterapia, além de medicamentos prescritos por um especialista, podem aliviar a dor”, avisa o ortopedista.E, ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os idosos que estão propensos à inflamação e ao desgaste articular. Segundo o médico, qualquer pessoa, até mesmo os jovens que se submetem a esforços excessivamente intensos ou traumáticos, pode tê-los.

Quem sofre com a artrite ou a artrose pode – e deve – se dedicar às atividades físicas. Mas, lembre-se: antes de se matricular em uma academia, consulte seu médico e faça uma avaliação sobre sua saúde. E para ganhar pique e energia, experimente tomar um copo de AdeS antes do treino. Leve, saborosa e rica em cálcio, a bebida dá aquela força para você curtir a vida com muita saúde e disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...