Anjos que me seguem....

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O hormônio de crescimento age nas crianças durante a noite...


Sabe aquela história contada pelas nossas avós de que, quando a menina vira “mocinha”, tende a parar de crescer? É pura verdade. Segundo o mestre em endocrinologia Silvio Voscaboinik, que atende no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, a altura fica estagnada após o “amadurecimento” dos ossos, que está ligado a dosagens dos hormônios femininos e masculinos no nosso corpo. Em geral, isso ocorre pouco depois da primeira menstruação, nas mulheres, e até os 22 anos, nos homens.O hormônio responsável pelo crescimento, conhecido como GH, origina-se na glândula hipófise e atua da meia-noite às 4 horas da manhã, em crianças até a fase da puberdade. Por isso, aquele velho ditado de que “criança tem de ir deitar para crescer” também está correto. “Ele atua melhor quando estamos dormindo”, diz Voscaboinik.

Mas ele continua atuando no corpo durante a puberdade e a fase adulta. É “descarregado” em pulsos de 5 minutos a cada hora. “Nessa época da vida, o GH é responsável pelo ganho de massa muscular, síntese de proteína e por uma pele mais bonita”, aponta o especialista. É por esse efeito de “rejuvenescimento” que o consumo de hormônio sintético virou uma febre em muitas academias e clínicas estéticas.

No entanto, o presidente do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina, João Roberto de Sá, alerta para os cuidados de ingestão dos sintéticos sem acompanhamento médico. “Em crianças, o excesso desse hormônio ocasiona o gigantismo e, nos adultos, a acromegalia, que é um crescimento das extremidades como mãos, pés e mandíbulas.” Por isso, é muito importante sempre consultar um médico quando o assunto é saúde e cuidado com o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...