Anjos que me seguem....

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conheça Jonathan Ive, o homem por trás do design da Apple



Jonathan Ive, conhecido como Jony, é o principal designer na companhia




Um dos trunfos da Apple ao longo dos anos, e um dos motivos pelos quais a empresa se tornou famosa, é o design "limpo" e minimalista. Um dos responsáveis por esse sucesso, para não dizer o único, se chama Jonathan Ive, um britânico de 44 anos que trabalha na companhia do CEO Tim Cook há mais de 15 anos.
Ive participou, em conjunto com Steve Jobs, do lançamento dos hoje icônicos no mundo da tecnologia, os iMacs coloridos. Depois disso, Ive ajudou a pensar o iPod, o iPhone e, recentemente, o iPad.
Após a renúncia de Jobs como CEO e a ascensão de Cook ao cargo mais importante da Apple, talvez seja em cima de Ive, que continua sendo vice-presidente sênior da divisão de design da empresa, que caia a maior parcela de pressão e de olhos curiosos à busca de entender o que a Apple guarda para os consumidores agora que o grande líder Jobs se afastou do cargo executivo.
O reconhecimento do trabalho e da visão de Ive chegou até o MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York, onde tem uma coleção exposta. Paola Antonielli, curadora da divisão de arquitetura e design do MoMa, contou ao site Huffignton Post que desconhece alguém que seja tão admirado e tão amado em termos universais.
"Os produtos hoje precisam tem um design melhor para as pessoas comprarem por causa do que Jony Ive, Steve Jobs e a Apple fizeram", disse a curadora. "De repente as pessoas ficaram acostumadas com a elegância e a beleza, e não tem volta", complementou Antonielli sobre o renomado estilo dos produtos de tecnologia da Apple.
Jonathan Ive cresceu em Londres, na Inglaterra e estudou na escola politécnica de Newscastle, no Reino Unido. Antes de se formar, ele criou uma companhia de design chamada Tangerine. Foi por meio dela que a Apple conheceu o trabalho de Ive e o contratou. Na época, Jobs estava "exilado" da companhia e foi Robert Brummer, então designer sênior da Apple, quem chamou Ive para a empresa.
Em 1997, com a volta de Jobs como CEO da Apple, Ive se tonrou uma espécie de "guru do design" de Jobs. Juntos, eles construíram uma das mais bem-sucedidas parcerias da história. Em 1999, em decorrência do lançameno do iMac, Ive falou em uma entrevista recuperada pelo Huffington Post sobre o então inovador, ao menos no formato, design da máquina. "Nós sabíamos que tínhamos um computador inovador quando o visualizamos, e com o apoio de Jobs nós fomos capazes de fazer isso acontecer", falou Ive.
Hoje, mais de 15 anos depois, o desafio de Ive continua o mesmo: ter a obrigação de fazer produtos que, a cada dia, procurem inovar e transformar máquinas tecnológicas em artigos de luxo com um visual que choque pela beleza, com Steve Jobs ou sem ele!!

Repassando a noticia quentinha pra vc que lê meu blog....obrigada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...