Anjos que me seguem....

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Chocolate pode diminuir risco de doenças cardíacas


Um novo estudo divulgado pela revista especializada em medicina Britsh Medical Journal acredita que o consumo de chocolate pode diminuir em 37% o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Doenças cardíacas são uma das principais causa de mortes no mundo, respondendo por quase um quarto de todas os óbitos de adultos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC, na silga em inglês). Os médicos também alertam que parte deste risco pode ser prevenido apenas com mudanças no estilo de vida da população em geral. O consumo de alimentos com baixo teor de gordura, dieta rica em fibras, parar de fumar e se exercitar são algumas das sugestões.

O novo estudo, que é uma revisão de sete estudos anteriores envolvendo mais de 100.000 pessoas, sugere que comer chocolate poderia juntar-se a esta lista de hábitos benéficos para o coração.

Especialistas da Universidade de Cambridge analisaram estudos que traçam um paralelo entre o consumo de chocolate e desfechos de doenças cardiovasculares. Cinco dos sete estudos mostraram algum benefício em comer chocolate. No geral, as pessoas com os mais altos níveis de consumo de chocolate tiveram um risco 37% menor de desenvolver doenças do coração e um risco 29% menor de AVC do que aquelas que comeram menos chocolate.

Os motivos ainda não são claros, mas alguns estudos anteriores têm atribuído os benefícios do chocolate por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que pode ajudar a pressão arterial e melhorar a resistência à insulina.

Esta é certamente uma boa notícia para os chocólatras, mas os pesquisadores advertem que os dados não confirmam que comer chocolate necessariamente leva a um coração saudável.

Além disso, observam os autores, muito dos chocolates disponíveis no mercado contém grandes quantidades de gordura, açúcar e calorias, o que pode contribuir para o ganho de peso e um risco maior de diabetes para os consumidores, o que pode minar os benefícios que o chocolate pode ter sobre o coração.

E, embora os estudos incluídos na revisão não diferenciem os tipos de chocolate, sejam barras de chocolate, biscoitos ou outras sobremesas, os pesquisadores sugerem que a redução de calorias e de açúcar pode ser uma forma para amantes de chocolate desfrutarem dos benefícios do chocolate sem os seus efeitos potencialmente insalubres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...